Publicações Cantinho da Leitura
- Autor:Machado de AssisAno Publicação:1899 - 1ª ediçãoIndicação:Silvia Mota Sales
- Autor:Carlos Tarso Eira de AquinoEditora:Pearson Prentice HallAno Publicação:2007Indicação:Marcos Irondes Coelho de Oliveira
- Autor:Zygmunt BalmanEditora:ZaharAno Publicação:2001Indicação:Antônio de Pádua Santos Rodrigues
-
A vida que enterramos
O enredo da história tem início com o universitário Joe Talbert que precisa terminar o trabalho da faculdade: entrevistar um estranho e escrever uma breve biografia, então decide ir a um asilo para encontrar o tão desejado objeto de trabalho. Lá ele conhece Carl Iverson e logo a vida de Joe vai ter mudado para sempre.
Veterano da Guerra do Vietnã, desenganado com apenas alguns meses de vida, Carl foi internado na casa de repouso em liberdade condicional devido ao estágio avançado de câncer depois de trinta anos preso pelos crimes de estupro e assassinato de uma garota de quatorze anos. À medida que escreve sobre a vida de Carl, principalmente sobre o período que o homem passou na guerra, Joe começa a ter dificuldade de conciliar o heroísmo do soldado com os desprezíveis atos do criminoso.
Joe se lança em uma busca pela verdade, mas lidar com a mãe perigosamente disfuncional, a culpa de deixar o irmão autista sozinho em casa e uma lembrança assustadora vão malograr seus esforços.
Autor:Allen EskensEditora:IntrísecaAno Publicação:2017Indicação:Sandra dos Santos -
Manual de Ética
De forma bastante didática, esse manual está dividido em quatro partes que servem de subsídio à uma reflexão de como se desenvolve o pensamento ético nas diversas ações humanas. Desta forma, as duas primeiras seções são voltadas a um pensamento conceitual apresentando, na primeira parte “Conceitos fundamentais de ética” e na segunda as “Doutrinas éticas”. Já as duas seções restantes trazem ponderações sobre “Questões de ética interdisciplinar” e “Questões de ética aplicada”, respectivamente.
Com trinta e dois textos elaborados por especialistas, vinculados a vinte instituições universitárias, o manual serve de subsídio a profissionais e estudantes de diversas áreas, pois conta com reflexões extremamente necessárias para todos que procuram entender os vários contextos que constitui uma sociedade humana contemporânea.
Título:Manual de Ética – Questões de ética teórica e aplicadaAutor:João Carlos Brum Torres (org.)Editora:Vozes/Universidade de Caxias do Sul/BNDESAno Publicação:2014Indicação:Equipe da Biblioteca do TCE/TO – Biblioteca Conselheiro José Ribamar Meneses -
O Ócio Criativo
De acordo com o autor, o sociólogo italiano Domenico De Masi, apresenta sua insatisfação com o modelo social centrado na idolatria do trabalho, propondo, desta forma, um outro modelo que se baseia em uma simultaneidade de trabalho, estudo e lazer, no qual os indivíduos são educados para privilegiar a satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, a amizade, o amor, as atividades lúdicas e a convivência.Título:
O Ócio Criativo
Autor:
Domenico De Masi
Editora:
Sextante
Ano Publicação:
2000
Indicação:
Biblioteca do TCE/TO
Classificação Qualis
Como pesquisar periódicos para publicação de artigos com Qualis.
Os periódicos científicos podem ser classificados com base na qualidade dos seus artigos. O sistema usado para essa classificação é o Qualis-periódicos.
A Plataforma Sucupira é uma importante ferramenta de coleta de informações que se tornou a base de referência do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). É utilizada pela CAPES para auxiliar o pesquisador na busca por periódicos científicos.
O que é o Qualis-Periódicos? É um sistema usado pela CAPES para classificar a produção cientifica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em revistas científicas.
A finalidade é atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e baseia-se nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos periódicos científicos utilizados pelos programas de pós-graduação. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses periódicos científicos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade – A1; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C, sendo A1 - mais elevado e C– para produção técnica.
Além de permitir a busca de revistas por área, a Plataforma Sucupira mostra o conceito Qualis de cada publicação.
Para pesquisar periódicos que possuam estrato de qualidade acesse aqui:
Lançamento do livro do Juiz Márlon Reis
Enquete
O Instituto de Contas nos últimos anos tem ampliado sua oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), consequentemente, surge com isso a necessidade de formar professores e tutores para atuar nesta área. Neste contexto, propomos a seguinte enquete:
Problema de obras paralisadas ou inacabadas é abordado durante o Agenda Cidadã
Artigo publicado no Jornal do Tocantins apresenta ações do TCE/TO que vão além das contas
Natividade marca o encerramento do Agenda Cidadã 2016
Interesse da sociedade pela boa governança é destaque no programa Agenda Cidadã
Mais de 200 pessoas atenderam ao chamado do Tribunal de Contas do Tocantins e se mostraram interessadas em aprender mais sobre as leis que regem o princípio da boa governança. Assim, a etapa de Gurupi do programa Agenda Cidadã superou expectativas tanto de público quanto de conteúdo. Representantes das cidades da região, além de membros de conselhos municipais e comunidade, lotaram o auditório da subseção da OAB, o que demonstra que o cidadão está mais consciente de seus direitos e deveres.
“O Brasil tem mudado, e muito. As pessoas querem ruas limpas, uma cidade bem zelada, saúde e educação de qualidade e, se os prefeitos não cuidarem de cada centavo do dinheiro público, não conseguirão administrar bem o município”, disse o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, em sua fala de boas vindas como anfitrião.
“Hoje o ‘grito’ principal da população é um só: saúde e educação. A própria constituição já determina um mínimo de gasto nessas áreas, se não cumprir, automaticamente, as contas do município serão rejeitadas”, ressaltou o conselheiro relator responsável pela regional, José Wagner Praxedes, que ainda realizou uma chamada, confirmando a participação de prefeitos atuais, eleitos no recente pleito, e demais representantes das cidades que compõem esta localidade. Algumas, como Nova Rosalândia, estiveram presentes com praticamente todos os agentes públicos municipais.
Ainda na abertura, fizeram uso da palavra o procurador-geral de Contas, Zailon Miranda Labre Rodrigues e o procurador de Contas Oziel Pereira dos Santos; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Pedro Ferreira; o prefeito de Figueirópolis, Fernandes Martins Rodrigues, representando a Associação Tocantinense de Municípios (ATM); o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Sebastião Célio Costa Castro e o presidente do TCE/TO, Manoel Pires dos Santos, que destacou a parceria das instituições, em nome do Sebrae Tocantins, essenciais para a realização do Agenda Cidadã.
Palestras
Durante a manhã foram realizadas três palestras. A primeira delas, a cargo do conselheiro substituto Orlando Alves da Silva, sobre Transição de Mandato. Os detalhes da lei e da resolução do TCE/TO a respeito dessa temática foram apresentados aos presentes.
A abordagem da diretora de Controle Externo Dilce Stakoviak veio ao encontro do que muito se falou nesta etapa do programa: o Controle Social. Ela explicou o significado desse tipo de controle, que é a participação da sociedade na administração pública. “Isso é feito por mim, por vocês, por todos os cidadãos”, disse ao frisar a relevância da atuação dos conselhos municipais e do planejamento para efetivar as políticas públicas nos municípios.
Encerrando a manhã de atividades, o gerente do Sebrae, Roberto Moraes, falou sobre como “fazer acontecer”, ou seja, como inovar e promover o desenvolvimento local.
Durante a tarde ainda foram realizadas as palestras sobre Transferências Voluntárias e o programa Proinfância, da Auditora do TCU, Antônia Maria da Silva; Lei de Acesso à Informação e Portais da Transparência, com o auditor federal de finanças e controle da CGU, Joel dos Santos Brandão e Boas Práticas de Gestão, com o diretor de Controle Externo Joaber Macedo.
No fim de mais uma etapa do Agenda Cidadã fica o aprendizado e a vontade de atuar em busca de mais benefícios para a região, como destacou o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Peixe, João Evangelista dos Santos: “Hoje eu saio daqui mais fortalecido. Os novos gestores, que assumirão em janeiro, estão vendo a importância que um conselho municipal tem e o que é o controle social. Nós estamos ali para fiscalizar e acompanhar as ações desenvolvidas dentro do município.”
TCE/TO lança campanha Novembro Azul nesta quarta, 9
Assim como outubro é considerado o mês de combate e prevenção ao câncer de mama, com realização de campanha para alertar, principalmente as mulheres, novembro é a vez da saúde do homem estar em foco. No Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), a campanha Novembro Azul será lançada oficialmente nesta quarta-feira, 9, às 14h30, durante a sessão do Pleno.
Novembro Azul
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Redes Sociais