Auditoria do TCETO sobre violência contra a mulher ganha destaque em congresso internacional
Escrito por DIABIArtigo produzido pelo servidor Jaryd Matias e pelo conselheiro Severiano Costandrade integra revista científica do CITC 2025
O Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) teve um trabalho científico selecionado e exposto no dia 4 de dezembro durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), em Florianópolis (SC). O estudo, apresentado em formato de pôster, é assinado pelo servidor Jaryd Matias Cardoso e pelo conselheiro Severiano Costandrade, e integra a 1ª edição da Revista Científica do CITC, que reúne pesquisas, metodologias e boas práticas dos Tribunais de Contas do país.
O artigo, intitulado “Avaliação da eficácia e da eficiência das ações governamentais em prol da erradicação da violência contra as mulheres no município de Palmas/TO”, é resultado do Relatório de Auditoria Operacional nº 001/2024, elaborado pela equipe da Coordenadoria de Auditorias Especiais (COAES) sob relatoria do conselheiro Severiano Costandrade. A auditoria realizada em 2024 avaliou como o município estruturou sua política de enfrentamento à violência contra a mulher.
Diagnóstico
O trabalho identificou falhas importantes na rede de proteção às mulheres. Entre os principais achados estão: ausência de um Plano Municipal específico para o tema; falta de orçamento claramente definido; inexistência de metas, indicadores e integração entre órgãos; além de fragilidades no atendimento, desde o acolhimento inicial até o encaminhamento especializado.
Apesar de esforços pontuais, o relatório concluiu que a rede permanece fragmentada, o que compromete a efetividade das ações. No documento técnico, o relator concedeu prazos de até 365 dias para que a gestão municipal corrigisse as falhas e implementasse as recomendações. Assim, o monitoramento está previsto no Plano Anual de Fiscalizações (PAF) para o primeiro semestre de 2026, quando o Tribunal verificará se as medidas foram adotadas.
O conselheiro Severiano Costandrade ressaltou a importância da auditoria e do reconhecimento internacional: “A auditoria mostrou fragilidades importantes que precisam ser enfrentadas. Ver o estudo reconhecido em um congresso internacional reforça nosso compromisso em produzir análises que ajudem gestores e fortaleçam a proteção às mulheres”.

Relevância e recomendações
O estudo propõe melhorias no fluxo de atendimento, no fortalecimento da estrutura de acolhimento e na organização da política municipal com foco em planejamento, governança e resultados. A exposição no CITC reforça a relevância do tema e evidencia o compromisso da Corte tocantinense com auditorias que têm impacto direto na vida da população.
O servidor Jaryd Matias destacou a importância do trabalho técnico e do reconhecimento da pesquisa: “A seleção do trabalho demonstra a relevância do que produzimos no TCETO. Avaliar a política municipal nos permitiu identificar lacunas e oportunidades de melhoria. É um incentivo para continuarmos produzindo estudos que contribuam para a sociedade”.
Galeria de fotos completa AQUI.
Assista abaixo a apresentação do trabalho realizado pela equipe da COAES.
Uma questão de pele: campanha Dezembro Laranja reforça a prevenção ao câncer de pele
Escrito por DIABIProfissionais de saúde da Cosau orientam sobre cuidados com o maior órgão do corpo humano que representa aproximadamente 33% de todos os tipos de cânceres no Brasil
Dezembro chegou e com ele as preocupações em torno da pele, um órgão que fica exposto diariamente as mudanças climáticas e que sofre, principalmente com a exposição ao sol. Neste mês, a campanha Dezembro Laranja intensifica os cuidados com o câncer de pele, e a Coordenadoria de Saúde (COSAU) do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) vem fazer um lembrete importante: cuidar da nossa saúde começa pela pele, o maior órgão do corpo humano.
Um reforço a necessidade de prevenir e identificar precocemente o câncer de pele que representa aproximadamente 33% de todos os casos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (MS).
Esta é mais uma iniciativa do Programa Qualidade de Vida do Tribunal, contribuindo diariamente para a promoção da saúde e do bem-estar dos seus membros, servidores e estagiários.
Alertas
A campanha inclui material informativo e orientações sobre os tipos de cânceres, a prevenção e o tratamento. O material também explica como identificar a coloração e textura de algumas manchas na pele utilizando a regra do ABCDE:
– Fique atento se alguma pinta apresenta Assimetria, Bordas irregulares, Cores diferentes na mesma lesão, Diâmetro maior que 6 milímetros ou Evolução ao longo do tempo;
– Procure atendimento dermatológico se notar feridas que não cicatrizam em até quatro semanas, lesões que sangram com facilidade ou manchas que coçam ou formam crostas.

CITC abre programação com debates sobre democracia, educação e reforma tributária e reúne representantes do TCETO
Escrito por DIABIPalestras de autoridades nacionais, oficinas e reuniões técnicas movimentaram o maior encontro dos Tribunais de Contas do país
O IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) começou nesta terça-feira, 2 de dezembro, com uma programação extensa que movimentou centenas de participantes em Florianópolis (SC). O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de órgãos de controle, incluindo membros e servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO).
A abertura tratou de temas centrais para o sistema de controle externo. O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, falou sobre a atuação dos Tribunais de Contas na República. Depois, o presidente do Fórum de Integração Brasil–Europa, Vitalino Canas, abordou os impactos das transformações democráticas contemporâneas. O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, apresentou os desafios dos 20 anos do CNJ, e o diretor jurídico do BNDES, Walter Baére Filho, destacou a experiência da COP 30 e o papel do banco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Tarde intensa com debates
À tarde, o congresso seguiu com painéis sobre o novo sistema tributário, finanças municipais e os impactos da reforma tributária nos pequenos negócios. Paralelamente, ocorreram oficinas e reuniões em áreas como educação, primeira infância, cidades inteligentes, meio ambiente, saúde, inovação, inteligência artificial, governança e participação social. Ao todo, foram 8 palestras, 4 oficinas e 26 reuniões e encontros técnicos no primeiro dia.



TCETO em comitês e oficinas
Representaram o Tribunal tocantinense os conselheiros Alberto Sevilha (presidente), Doris de Miranda Coutinho (vice-presidente), José Wagner Praxedes (corregedor), Manoel Pires dos Santos (ouvidor), André Luiz de Matos Gonçalves (diretor do Instituto de Contas 5 de Outubro), Severiano Costandrade e conselheiros substitutos Márcio Aluízio, Orlando Alves da Silva e Leondiniz Gomes. Participaram também o procurador-geral de Contas, Oziel Pereira, o procurador Marcos Modes, a diretora-geral de Controle Externo, Dênia Maria Luz, o diretor do Núcleo de Controle Interno, Arlan Souza, além de servidores da Corte.
Os representantes do TCETO acompanharam debates estratégicos ao longo do dia. Dênia Luz e Arlan Souza participaram de reuniões voltadas à gestão, governança e integração de redes técnicas. Servidores também estiveram em oficinas sobre inteligência artificial, educação, sustentabilidade e controle social, ampliando o intercâmbio de práticas com outros Tribunais do país.
Comitê de Jurisprudência
A servidora Khenia Rúbia Franco Nunes, coordenadora do Comitê de Jurisprudência, Súmula e Processo do Instituto Rui Barbosa (IRB), conduziu a reunião do grupo técnica. Ela apresentou o relatório de gestão, consolidando as ações do biênio e o avanço das iniciativas dos cinco subcomitês, entre elas: diagnóstico e fortalecimento dos setores de jurisprudência; mapeamento de sistemas de tecnologia; boletins de jurisprudência e legislação comentada; e ações de integração entre tribunais. A apresentação reforçou a contribuição do comitê para a uniformidade e profissionalização da jurisprudência dos Tribunais de Contas.
Despedida
Na reunião, o conselheiro Manoel Pires dos Santos se despediu da presidência do Comitê Técnico de Jurisprudência do IRB. Em sua fala, agradeceu a colaboração de todos e destacou: “Foi uma jornada de muito diálogo e construção coletiva. Tenho orgulho do que entregamos e de como conseguimos fortalecer a jurisprudência dos Tribunais de Contas”.
Nova direção do IRB
Ainda durante a programação, ocorreu a eleição da nova mesa diretora do IRB. O conselheiro Inaldo Paixão, do TCE da Bahia, foi eleito presidente para o próximo biênio. O conselheiro Severiano Costandrade, do TCETO, assume a Diretoria de Auditoria.






TCETO abre inscrições para capacitação do SIPIA CT voltada a conselheiros tutelares
Escrito por DIABIOficina ocorre nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, integra o Programa TCE de Olho no Futuro e oferece 720 vagas online
O Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), abriu nesta sexta-feira, 28 de novembro, as inscrições para o curso “Formação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Módulo Conselho Tutelar (SIPIA CT)”.
A iniciativa integra o projeto metodológico e o plano geral do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, e tem como foco alcançar conselheiros tutelares que ainda não tiveram acesso à formação necessária para atuar de maneira eficiente no sistema SIPIA CT.
A capacitação será conduzida por Marcos Benjamim, servidor da Seciju, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2025. As aulas acontecem nos dias 15 e 16, das 9h às 12h, e no dia 17, das 9h às 11h, totalizando 8 horas de conteúdo. O curso será totalmente online, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), e disponibilizará 720 vagas.
O objetivo central é fortalecer a atuação dos Conselhos Tutelares no registro, monitoramento e acompanhamento de situações que envolvam violações de direitos de crianças e adolescentes.
Ferramenta essencial para qualificar a gestão das informações, o SIPIA CT subsidia a formulação de políticas públicas e contribui para respostas mais ágeis e eficazes da rede de proteção. A formação se torna ainda mais necessária porque muitos conselheiros ingressam na função sem domínio do sistema, o que pode gerar inconsistências e lacunas nos dados utilizados pelos municípios e pelo Estado.
Com isso, o curso busca garantir o uso adequado e padronizado do SIPIA CT, promovendo maior segurança técnica, precisão nos procedimentos e fortalecimento institucional, em consonância com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://ead.tceto.tc.br/institutodecontas/iscon/evento.php?idcurso=3690&idturma=null
5ª etapa dos webinários do Programa TCE de Olho no Futuro é adiada para os dias 9, 10 e 11 de dezembro
Escrito por DIABICom foco na análise e avaliação dos resultados, último webinário é remarcado
A etapa final dos webinários do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, que terá como tema “Capacitação Técnica: Fluxo de análise da avaliação dos resultados”, foi adiada pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO). Os encontros, inicialmente previstos para os dias 2, 3 e 4 de dezembro, acontecerão agora nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2025.
Aproveite o novo prazo para garantir sua participação. CLIQUE AQUI e faça sua inscrição.
A formação será totalmente online, transmitida pelo canal do YouTube do TCETO, sempre das 9h às 12h.
Estudantes de Direito da UNITOP visitam Tribunal de Contas e conhecem atuação da Corte
Escrito por DIABIAcadêmicos vivenciam na prática o funcionamento do TCETO e reforçam importância da participação social
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) recebeu, nesta quarta-feira, 26, acadêmicos de diferentes períodos do curso de Direito do Centro Universitário UNITOP. A visita institucional foi guiada pelos servidores Claudete Sousa, Márcia Barbosa e Paulo Marcos.
O professor Igor Labre destacou a relevância da experiência para o aprendizado dos alunos. “Eles associam a teoria com a prática, e aqui vão conhecer o quão importante é a atuação do Tribunal de Contas para o nosso Estado”, afirmou.
Para o acadêmico Gebson Alves do Reis, a visita foi essencial para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento e as possíveis áreas de atuação da Corte. “Foi importante conhecer a estrutura do Tribunal e entender melhor como ele trabalha”, ressaltou.
Além de conhecer a organização administrativa da instituição, os estudantes puderam mergulhar na história do TCETO. Visitaram o mural “TCE nos Esportes”, o Memorial TCETO, o mural fotográfico em homenagem aos 35 anos da Corte e a biblioteca do edifício.
Durante o tour, também receberam orientações sobre áreas essenciais para o funcionamento do Tribunal. A servidora Laryssa Paiva, do Ministério Público de Contas, e o subprocurador Marcos Antônio da Silva explicaram a diferença entre o Ministério Público de Contas (MPC) e o Ministério Público do Estado (MPTO), além das atribuições e competências dos procuradores.
Os servidores Fernanda Guimarães e Gustavo França apresentaram o portal externo do TCETO e detalharam o papel do controle externo. Já os servidores da Ouvidoria, Kamila Oliveira e Marcos Schmitz, abordaram as competências do setor e sua importância para o diálogo com o cidadão.
A estudante Ericka Goulart destacou o impacto da visita, mesmo já estando no fim da graduação. Segundo ela, a experiência reforçou o quanto a participação social é essencial:
“Se cada um se posicionasse como o TCE se posiciona, a sociedade evoluiria cada vez mais. Há uma grande necessidade da participação da população, não só neste órgão, mas em todos os outros. Mesmo sendo estudante de Direito, havia muitas coisas que eu não sabia — e hoje pude aprender. A visita mostra na prática aquilo que a teoria nem sempre alcança”.





Gestão pública eficiente é tema de evento da Esmat com participação do TCETO
Escrito por DIABIEncontro abordou governança, controle, legislação e o papel das instituições na prevenção de irregularidades
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) participou, na terça-feira, 25 de novembro, do evento “Gestão Pública: Boas Práticas, Governança e Probidade”, promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmat), no auditório do Tribunal de Justiça (TJTO). A ação reuniu agentes públicos, gestores, assessores jurídicos e profissionais que atuam com contratações administrativas, com foco no fortalecimento da gestão e na prevenção de condutas ilícitas.
Representando a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maísa Vendramini Rosal, o juiz Arióstenis Guimarães Vieira destacou que a probidade é um direito fundamental do cidadão e elemento essencial para uma boa gestão pública.
Em sua explanação, o presidente do TCETO, conselheiro Alberto Sevilha, lembrou que cerca de 90% dos municípios tocantinenses possuem baixo orçamento e enfrentam dificuldades técnicas. Por isso, reforçou que o Tribunal atua como parceiro das gestões municipais, auxiliando na prevenção de erros administrativos. “Quando as Câmaras Municipais aprovarem ou reprovarem as contas do Executivo, o relatório deve ser enviado imediatamente ao Tribunal de Contas”, orientou.
Sevilha ressaltou ainda que, com a intensificação da fiscalização concomitante, ou seja, em tempo real, houve redução de 30% nas irregularidades. Ele pediu que os participantes enxerguem o TCE não apenas como órgão fiscalizador, mas como aliado na boa gestão, citando como exemplo o programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, que conta com 17 parceiros institucionais.

Fiscalização Legislativa
O assessor especial da presidência do TCETO, Diogo Esteves Pereira, abordou a função fiscalizadora do Poder Legislativo e apresentou os principais instrumentos disponíveis aos parlamentares: convocação de autoridades, requisição de informações ao Executivo, julgamento de contas e comissões parlamentares de inquérito (CPIs).
Diogo destacou que a renda dos servidores não é sigilosa e que o parlamentar pode solicitar informações ao Executivo como qualquer cidadão, caso tenha um pedido negado em plenário. Ele também reforçou que todos os relatórios finais de CPI devem ser enviados imediatamente ao Ministério Público e ao TCE. “A fiscalização do Legislativo é um dos pilares da democracia”, afirmou.
Diversidade na Fiscalização Pública
Encerrando o evento, o auditor de Controle Externo e assessor especial da 5ª Relatoria, João Paulo Landim Macedo, tratou da diversidade de instituições responsáveis pelo controle da administração pública e dos desafios jurídicos decorrentes dessa multiplicidade.
Ele explicou como o sistema jurídico tem lidado com as inovações trazidas pela Lei nº 14.230/2021 (nova Lei de Improbidade Administrativa) e pela Lei nº 13.655, que modificou a LINDB. Landim destacou mecanismos que evitam conflitos entre esferas de responsabilização, enfatizando a importância do princípio que diferencia improbidade, crime e infração administrativa.
Além do TCETO, também foram parceiros do evento o Ministério Público Estadual e a Associação Tocantinense de Municípios (ATM).




TCETO é finalista do Prêmio Comunica Atricon 2025 com o “Fiscalize em 1 Minuto”
Escrito por DIABIConcurso concorre na categoria Ouvidorias e o resultado sai em 3 de dezembro, durante o IV CITC
O Concurso de vídeos “Fiscalize em 1 Minuto”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), é finalista do Prêmio Comunica Atricon 2025.
O projeto concorre na categoria Ouvidorias, que tem como objetivo reconhecer iniciativas que modernizam e fortalecem os canais de ouvidoria como ferramentas de escuta da sociedade, com processos transparentes, respostas qualificadas, inovação no atendimento e integração com a comunicação institucional.
Representando a equipe, o chefe de gabinete da Ouvidoria, Marcus Vinicius Schmitz, destacou a relevância dessa conquista: “O reconhecimento do concurso como finalista do Prêmio Comunica evidencia o êxito de uma iniciativa que aproxima o cidadão do controle social, reforça a transparência pública e demonstra que ações educativas e participativas têm impacto real na sociedade. E concluiu: É a confirmação de que estamos no caminho certo ao investir em comunicação acessível, inovação e no engajamento da população no acompanhamento das políticas públicas”.
A edição faz parte do Projeto Comunica, realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apoio do Instituto Rui Barbosa e execução da FSB Comunicação.
Os critérios de avaliação e pontuação incluíram:
• clareza e relevância dos objetivos da iniciativa;
• criatividade e inovação;
• qualidade técnica e execução;
• impacto institucional e resultados mensuráveis;
• potencial de replicação e sustentabilidade;
• transparência e uso de dados abertos.
Para a assistente de apoio da Ouvidoria, Kamila de Oliveira, o reconhecimento impulsiona novas possibilidades: “O Prêmio Comunica atua como um impulso para a ampliação das ações da Ouvidoria. Ele reconhece o valor do nosso trabalho e reforça a importância de disseminar o Controle Social por meio de nossos projetos. Esse reconhecimento nos motiva a desenvolver novas iniciativas, aprimorar o que já construímos e ampliar ainda mais nossa presença junto à sociedade, seja por meio de palestras, oficinas ou da escuta ativa das manifestações dos cidadãos”.
O resultado da classificação dos finalistas será divulgado no dia 3 de dezembro, durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), em Florianópolis, Santa Catarina.
*Informações do site/edital da Atricon.

Servidores aprimoram conhecimentos sobre dispensa eletrônica e atualizações do SICAF
Escrito por DIABIFormação do Iscon destaca práticas modernas para ampliar transparência e competitividade nas compras
O Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon) iniciou, nesta segunda-feira, 17 de novembro, o curso “Dispensa Eletrônica com Prática no Sistema Compras.gov.br”. A capacitação segue até o dia 19, com carga de 12 horas presenciais e 4 horas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Ministrado pela servidora da Secretaria da Fazenda do Tocantins (Sefaz/TO), Ana Clara Rocha Costa e Souza, o curso tem como objetivo capacitar agentes públicos para o uso adequado e a implementação do sistema nas compras realizadas por meio da dispensa eletrônica.
Durante as aulas, a instrutora apresentou as principais atualizações do Sistema de Cadastro de Fornecedores (SICAF), abordando novas funcionalidades, tipos de contratação, registro de peças e os aspectos teóricos e práticos da plataforma. Entre os conteúdos trabalhados, destacaram-se os tipos de contratação direta:
– Dispensa eletrônica (com disputa);
– Dispensa (sem disputa);
– Inexigibilidade.
A metodologia combinou aulas práticas e estudos de caso, seguindo o manual oficial de treinamento da plataforma. Os participantes também realizaram simulações dos fluxos de Inclusão de Registro de Preços (IRP), condução da disputa, julgamento e habilitação, etapas semelhantes às das modalidades de pregão e concorrência.
Ao explicar sua abordagem, a instrutora resumiu: “Fizemos um apanhado teórico sobre o que é a dispensa de licitação, com base na legislação e nas instruções normativas. Primeiro entendemos quando e como ela pode ser aplicada, e depois trouxemos esse conhecimento para dentro do Sistema de Compras do Governo Federal”.
Ela também destacou uma atualização recente que trouxe ganho de eficiência: a possibilidade de agrupar itens por grupo na dispensa de licitação, algo que antes não era permitido e dificultava a organização das demandas.
O uso do sistema foi apresentado de forma clara e objetiva, reforçando que a plataforma passa por melhorias constantes e segue rigorosamente as regulamentações legais. A cada etapa, o sistema aponta o artigo e o inciso da lei que fundamentam a contratação, além dos limites de valor aplicáveis.
A coordenadora da Coordenadoria de Licitação, Contratos e Convênios (COLCC), Patrícia Pereira da Silva, ressaltou a importância da capacitação: “A principal motivação é mudar a cultura das contratações públicas e utilizar as licitações e dispensas eletrônicas para aumentar a visibilidade das nossas compras e ampliar o número de fornecedores que atuam com o Tribunal”.
Ela acrescentou: “Estou sempre em busca de inovações e dos entendimentos dos órgãos de controle, para adotarmos as melhores práticas e aplicá-las na nossa rotina de trabalho”.



TCETO promove capacitação sobre formulação de políticas públicas alinhadas à realidade municipal
Escrito por DIABITreinamento destaca papel dos indicadores e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no planejamento
Servidores públicos de órgãos e entidades jurisdicionadas ao Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), além de representantes da sociedade civil, participaram na manhã desta terça-feira, 18, da capacitação online “Formulação de Políticas Públicas no Âmbito Municipal, com ênfase em Educação, Saúde e Assistência Social”.
Promovida pelo Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), a formação foi ministrada por alunos de pós-graduação e doutorado em Gestão de Políticas Públicas (Gespol) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que desenvolvem pesquisas em parceria com o Tribunal. O objetivo é fortalecer o planejamento governamental e contribuir para a atuação das equipes que lidam diretamente com programas públicos, aproximando teoria e prática.
Entre os temas abordados pelos ministrantes, os servidores e doutorandos Ramon Gomes Queiroz, Raphaela Cristyna Soares Bandeira e Renan Alves Lima, estiveram o ciclo das políticas públicas, o Plano Plurianual (PPA), indicadores sociais e o processo de formulação das políticas.
Abordagens
Os palestrantes destacaram que os temas apresentados têm impacto direto na população e reforçaram que a palavra-chave da administração pública contemporânea é planejamento. Um dos pontos enfatizados foi a elaboração do Plano Plurianual (PPA), que deve ser construído com base na realidade local e serve como instrumento estratégico para orientar as ações dos gestores nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Outro destaque foi a necessidade de alinhar o PPA aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que contemplam os pilares do crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental.
Além do planejamento, a capacitação trouxe reflexões sobre a função, a aplicabilidade e a importância dos indicadores, fundamentais para medir eficiência, eficácia e efetividade das ações governamentais.
Os participantes também acompanharam o passo a passo da formulação das políticas públicas, desde o diagnóstico inicial, que identifica problemas e necessidades, até a definição das estratégias de futuro.
A iniciativa partiu da Primeira Relatoria, sob titularidade do conselheiro Manoel Pires dos Santos, e foi estendida a todos os municípios convidados, em razão da relevância da temática. Em vídeo, o conselheiro deu as boas-vindas aos participantes e reforçou que a formação representa uma oportunidade valiosa de aprimoramento técnico para a gestão municipal.



Redes Sociais