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Segunda turma do PASE será formada por quatro servidores e treze estagiários

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), por meio do Instituto de Contas 5 de outubro (ISCON), divulgou nesta segunda-feira, 25 de abril a lista com nomes dos participantes da segunda turma do Programa de Ambientação para Servidores e Estagiários (PASE). O curso vai acontecer entre os dias 02 e 06 de maio de 2022, às 14h30, na sala 17 do Instituto de Contas.

 

O PASE é uma ação da Diretoria de Recursos Humanos e é realizado com apoio de outros setores do Tribunal, sendo dividido em seis módulos por meio de oficinas. O curso de capacitação e aperfeiçoamento tem como objetivo principal proporcionar conhecimento sobre a estrutura, atividades e projetos do TCE/TO, nos âmbitos físico e administrativo. A carga horária é de 30 horas com temas relacionados às áreas de Tecnologia da Informação (TI), Planejamento Estratégico e Recursos Humanos (RH).

Evento será telepresencial e faz parte do programa TCU+Cidades

 

No dia 5 de maio o Tribunal de Contas da União (TCU) realizará o webinário “Diálogo Público Participação Cidadã: O Papel dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas”, como parte das ações do programa TCU+Cidades, voltado a gestores públicos. O objetivo do evento é sensibilizar sobre a importância dos conselhos municipais na melhoria da gestão pública.

 

O webinário será aberto às 10h e terá como conteúdo os temas “Participação Cidadã e o controle social das políticas públicas: a importância de uma atuação sistêmica”; “Cidadania em ação: a atuação dos conselhos na promoção da transparência e da efetividade das políticas públicas” e “Ser conselheiro: Propósito, Engajamento e Territorialidade”. O evento será encerrado com um talkshow que irá abordar o tema “Na prática, como se faz? Desafios e oportunidades”.

 

Tendo como público alvo, prefeitos e gestores de órgãos municipais e estaduais, os palestrantes são Nicola Khoury, secretário-geral adjunto de Controle Externo do TCU; Ney da Nóbrega Ribas, gestor da Força Tarefa Cidadã e presidente do Observatório Social do Brasil em Curitiba e Marco Antônio Teixeira, procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR) e coordenador do CAOP Saúde.

 

As inscrições para participar do webinário podem ser feitas aqui até o dia 5.

Servidores, fiquem atentos ao prazo final para o encaminhamento dos dados

 

O Recenseamento Previdenciário é obrigatório para efetivos, ativos e inativos, e o prazo termina no dia 30 deste mês de abril. O envio da documentação tem como intuito atualizar de forma permanente dados pessoais, funcionais e financeiros.

 

A Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) elaborou uma lista com os documentos necessários e orientações, a fim de tirar às dúvidas dos servidores. De acordo com o Instituto de Gestão Previdenciário do Estado do Tocantins (Igeprev), aproximadamente 49 mil beneficiários e segurados devem realizar o cadastro.

 

Com isso, os usuários já cadastrados no Igeprev terão acesso ao documento que vai ficar disponível publicamente. A realização desse cadastro vai acontecer a cada quatro anos para servidores e militares ativos e a cada dois para inativos e pensionistas civis e militares.

 

O cadastro pode ser feito de forma online pelo aplicativo “Meu RPPS”, via web ou pelo site. Para quem está fora do Brasil, a orientação é que efetue o procedimento de forma exclusiva pelo site ou pelo link e em seguida preencha os três formulários exigidos.

 

Clique aqui e veja a documentação obrigatória

 

Recomendações

 

O cadastro será analisado e validado pela equipe de avaliação. Caso algum documento esteja incorreto ou o campo do formulário não estiver preenchido, a equipe entrará em contato via WhatsApp solicitando o preenchimento dos dados ou reenvio dos documentos.

 

Confira aqui e veja passo a passo as instruções para realização do cadastro.

 

Serviços

 

O Recenseamento conta com auxílio de importantes ferramentas de comunicação para ajudar e tirar dúvidas de todos os segurados e beneficiários.

 

WhatsApp: (63) 99977-4513 –  recebe mensagens de texto, em voz e recebimento de arquivos.

 

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – para envio de mensagens em texto ou arquivos.

 

Site do Igeprevwww.to.gov.br/igeprev

 

O Igeprev também conta com um canal no Youtube para informações importantes e atualizadas, em relação ao Recenseamento Previdenciário.

 

Os atendimentos de forma presencial podem ser realizados nos polos de Palmas, Araguaína e Gurupi, em caso de dúvidas, reclamações, envio de documentos complementares entre outras demandas. Confira abaixo o endereço dos respectivos polos.

 

Palmas – Avenida Teotônio Segurado, 302 Norte, QI-01 Alameda 05, Lt 02-03, s/n – Plano Diretor Norte.

 

Araguaína – Avenida Cônego João Lima – Entroncamento.

 

Gurupi – Rua Presidente Juscelino Kubitschek, Quadra 25, Lote 11, 1353 – Centro.

Capacitação será entre os dias 4 e 6 de maio no formato online

 

Estão abertas até o dia 3 de maio, as inscrições para o curso de Direito Financeiro na modalidade online via plataforma Microsoft Teams. A capacitação acontece entre os dias 4 e 6 de maio, e que será ministrado pelo conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, titular da Segunda Relatoria, voltado exclusivamente para os servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO).

 

Dentre os temas que serão abordados estão Noções Introdutórias, Normas Gerais de Direito Financeiro, Federalismo, Receita Pública, Despesa Pública, Orçamento, Fiscalização Financeira e Orçamentária. A carga horária é de 12 horas/aula.

 

Objetivos

 

O objetivo geral do curso é compreender o funcionamento da atividade financeira do Estado brasileiro, suas concepções e objeto do Direito Financeiro. Já os objetivos específicos são para entender a obtenção de receitas e realização dos gastos públicos, assim como suas responsabilidades fiscais decorrentes de tais atividades.

 

Outro ponto específico é conhecer as formas e condições de dispêndio dos recursos públicos arrecadados pelo Estado. Os debates entre os participantes e o instrutor serão fomentados através de textos e vídeos sobre os temas apresentados e as dúvidas poderão ser enviadas via chat para serem respondidas durante o curso.

 

Avaliação e certificado

 

Os participantes do curso devem ter pelo menos 75% de presença devendo responder o formulário que estará disponível no chat. Na avaliação, o participante deve ter uma média para ser aprovado no curso e para isso deve fazer todas as atividades propostas pelo instrutor.

 

As inscrições serão realizadas no formato online via link e acompanhadas pela Divisão Acadêmica do Instituto de Contas que será responsável pelo acompanhamento da frequência e emissão de certificados.

 

Aproveite e faça a sua inscrição aqui.

Ascom enviará mensagens e disponibilizará displays nos elevadores

 

Desde a última segunda-feira, 18, a Assessoria de Comunicação da Corte de Contas, implementou o “Curta essa ideia” para compartilhar por meio do canal “Informativo TCE” no WhatsApp, algumas dicas que possam contribuir com o dia-a-dia dos servidores.

Além das mensagens, o “Curta essa Ideia” estará disponível ainda nos displays dos elevadores dos prédios sede e Ruy Barbosa.

Você que ainda não tem o telefone cadastrado no “Informativo TCE”, basta mandar uma mensagem para o número 63 9934-3933 com a frase: “Quero me cadastrar”.   

Local pode ser frequentado por servidores e público externo com agendamento prévio

A Biblioteca José Ribamar Menezes, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), está de portas abertas novamente. O atendimento presencial para os servidores e público externo foi retomado nesta semana, com agendamento prévio, respeitando os protocolos de saúde pública e com capacidade reduzida em 50%.

São aproximadamente nove mil títulos físicos e digitais acessíveis com vários tipos de conteúdo relacionado ao Direito Administrativo, Tributário, Constitucional, Econômico, Empresarial, Financeiro, Gestão Pública, entre outros, que podem ser pesquisados pelo site ou pela Plataforma Fórum

Para o estudante João Victor Cavalcante, 22 anos, que prestará vestibular para o curso de Medicina na Universidade Federal do Tocantins (UFT), a biblioteca tem grande relevância em sua vida desde 2019, quando começou a frequentar o ambiente. Por conta da pandemia e do emprego, ele teve que parar com os estudos no local por um tempo.

“Gosto muito daqui por conta da estrutura que é eficiente. É um ambiente muito silencioso e bem climatizado, acabo tendo um conforto bem melhor e o lugar faz com que eu tenha uma concentração boa”, ressaltou Cavalcante.

 

Acessibilidade

Dentro do arquivo da biblioteca do TCE/TO tem uma coleção de acessibilidade, dentre elas, obras de literatura e legislação em braile, publicações em fonte ampliada e audiolivros para cegos e pessoas com baixa visão.

A biblioteca fica localizada no térreo do Instituto de Contas 5 de Outubro, anexo ao prédio sede do Tribunal e o atendimento é realizado por meio de agendamento prévio e obrigatório pelo telefone (63) 3232-5957, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. A volta das atividades tem como intuito proporcionar a população um acesso eficiente a informação de forma organizada, exercendo um papel social e democrático ao conhecimento. 

Lembrando aos usuários que as medidas protetivas contra o vírus da Covid-19 estão sendo seguidas.

 

Tribunal de Contas firmou nesta semana acordo com a Assembleia Legislativa

 

Troca de experiências, cursos de capacitação e tecnologias são alguns dos pontos que compõem os termos de Cooperação Técnica de Intercâmbio Científico e Cultural que o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) tem firmado com órgãos e demais instituições, visando o aprimoramento das atividades.

 

Nesta segunda-feira, 18, o TCE/TO, por meio do presidente, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, assinou termo entre a Corte e a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, para oferta mútua de cursos de capacitação, pós-graduação em nível de especialização, cursos de aprimoramento, bem como atividades de pesquisas e publicações científicas de interesse comum.

 

Além da Assembleia, o Tribunal já firmou em 2022, acordos de cooperação com a Fundação Unirg, mantenedora da Universidade de Gurupi; com a Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT); Governo do Estado do Tocantins e Controladoria-Geral do Estado (CGE); Município de Palmas e com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OABTO).

 

A gestão também assinou o Termo de Adesão para integrar a Rede Nacional de Indicadores Públicos – REDE INDICON, nos termos do Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2021, firmado com o Instituto Rui Barbosa (IBR) e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), visando compartilhar instrumento de medição do desempenho da gestão pública brasileira, boas práticas e o conhecimento deles advindos na avaliação da gestão pública, bem como auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo controle externo.

 

Informações da Primeira Remessa do Sicap/Contábil devem ser enviadas também, via sistema

 

Termina no próximo dia 2 de maio o prazo para envio ao Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) dos dados contábeis relativos ao “Orçamento” e “1ª Remessa” do Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública (Sicap), módulo Contábil Municipal. São mais de 900 unidades gestoras que devem enviar a documentação.

 

Um dos pontos que levaram a estender o prazo foi a Portaria nº 469/2021, que alterou o ementário das Receitas Orçamentárias, a partir do exercício de 2022 e a Portaria nº 489/2021, que tornou obrigatório a utilização da nova tabela de Fontes de Recursos pelos órgãos Municipais e Estaduais do Tocantins.

 

Foi observado ainda a publicação de outra portaria, a nº 105/2022, que aprovou as alterações no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP, a ser utilizado pelos órgãos municipais do Estado do Tocantins, devendo ser implementadas a partir da 1ª Remessa do exercício de 2022.

 

Por fim, o Tribunal considerou ainda a publicação da Portaria nº 106/2022, que alterou o layout dos arquivos a serem encaminhados via Sicap/Contábil Municipal. Após considerar os impactos técnicos causados pelas alterações mencionadas, o prazo para o envio das informações foi estabelecido até o dia 2 de maio de 2022.

Diretoria de Informática segue cronograma para a instalação dos equipamentos nos departamentos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) investiu em 2021, R$ 5.611.959,20 em novos equipamentos hardware. São 470 novos computadores que começaram a ser disponibilizados a todos os servidores da Corte. 

 

Segundo Francisco de Assis Júnior, responsável pela Diretoria de Informática, a instalação das novas máquinas seguirão um cronograma pré-estabelecido a partir do mês de abril com previsão de término até o fim do mês de maio. Além dos terminais, foram adquiridos também, notebooks que serão distribuídos a medida da necessidade de cada setor.

 

Na terça-feira, 12, o gabinete da presidência foi o primeiro setor do prédio Ruy Barbosa a receber os novos terminais. “Vamos fazer a instalação de todas as máquinas seguindo a sequência dos andares. Começamos pelo sexto andar e depois vamos descendo progressivamente”, explicou Francisco.

 

De acordo com ele, os computadores, em uso hoje no TCE, já têm mais de sete anos e estão praticamente defasados, porque tem configuração inferior dos que foram adquiridos. “Os novos terminais significam um grande avanço do Tribunal no que se refere a informática, pois se trata de uma tecnologia de ponta à disposição de todos os servidores”, frisou.

 

 

O diretor destacou ainda que esses novos computadores significam mais tecnologia, rapidez e agilidade que vão resultar em mais produtividade dos servidores. “Os novos computadores têm uma vida útil bem maior que os atuais”, pontuou.

 

Os computadores foram adquiridos por meio do processo licitatório nº 21002271-0, e estão sendo instalados pela Coordenadoria de Suporte (COSUP ).

 

 Máquina nova é menor, ocupa menos espaço e é muito mais potente 

André Luiz de Matos Gonçalves participou do programa “Acontece TV” da Corte cearense

 

 

O conselheiro titular da Segunda Relatoria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) e coordenador do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), André Luiz de Matos Gonçalves, concedeu uma entrevista ao programa Acontece TV, do Tribunal de Contas do Ceará (TCE/CE), durante uma visita a Corte cearense, sobre a importância das Escolas de Contas na orientação técnica.

Sobre os trabalhos conduzidos e as possibilidades de atuação das Escolas de Contas, o conselheiro diz que “é uma tarefa extremamente nobre, e atua com celeridade, por isso a prestação jurisdicional existe para ser ágil, não só para sancionar, mas também para participar pedagogicamente da orientação dos gestores”, ressaltou.

O conselheiro pontuou a orientação técnica como uma das funções principais das Cortes de Contas e, destacou ainda, que “nesse contexto pedagógico, as Escolas de Contas têm um papel fundamental, pois é onde se desenvolve a ciência, a técnica para ensinar o gestor a melhor condução para se portar com eficiência, probidade e tratar com economicidade as prestações de serviços públicos, e auxiliar nesse braço pedagógico que todos os Tribunais de Contas têm”, finaliza.

Já sobre as atividades realizadas pelo Instituto de Contas 5 de Outubro, o conselheiro frisou a atuação recente com matérias relacionadas ao combate à Covid-19, além de ações de orientação e capacitação em termos de equilíbrio e transparência das contas públicas, voltadas aos jurisdicionados.

 

Visita

Na ocasião, o conselheiro André Luiz de Matos foi recebido pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes, pelo coordenador-geral do IRB, Juraci Muniz, e a equipe da entidade, onde conheceu as instalações da subsede do IRB, nas dependências da Corte cearense.

 

 

O conselheiro visitou ainda o Instituto Plácido Castelo (IPC), Escola de Contas do TCE Ceará, o Auditório e o Laboratório de Inovação em Controle (LIC), onde funciona o Núcleo de Pesquisa (NuPesq), o Plenário e a Assessoria de Comunicação do TCE/CE.

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