Inscrições para o curso de operacionalização do SIAFETO começam dia 31 de janeiro
Escrito por Ronei Mota dos ReisCapacitação contínua é voltada para servidores e membros do TCE/TO
A o curso “Operacionalização do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Tocantins – SIAFETO” oferecido pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon) começa no próximo dia 1º de fevereiro. As inscrições poderão ser realizadas de 31 de janeiro a 7 de fevereiro. A capacitação é voltada aos servidores e membros da Corte tocantinense e faz parte dos cursos contínuos oferecidos pelo Iscon.
O curso tem objetivo de apresentar o sistema e sanar dúvidas, já que é uma ferramenta utilizada para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do governo do estado do Tocantins.
A diretora-geral do Iscon, Márcia Ribeiro, falou sobre a oportunidade de promover essa capacitação ao corpo técnico do TCE. “É muito importante para aprimorar o conhecimento dos servidores que já trabalham com o sistema, bem como aos que utilizam como fonte de pesquisa para análise das prestações de contas e auditorias”, ressaltou. Ela destacou ainda que o curso foi dividido em quatro módulos demonstrado o passo a passo de como utilizar as funcionalidades, dando a possibilidade dos servidores escolherem o módulo que desejam cursar.
A capacitação é autoinstrucional e tem carga horária total de 30 horas. Após efetuar a inscrição, o participante terá até as 23h59 do último dia do mês de fevereiro de 2022 para concluir o curso e receber a certificação, onde será necessário responder o questionário avaliativo, através da plataforma AVA, e obter, no mínimo, 70% de aproveitamento. Para cada participante, são atribuídas três tentativas de responder o questionário.
As inscrições serão realizadas no site do Iscon a partir do dia 31 de janeiro.
Abaixo, confira o conteúdo programático completo:
Módulo I
SiafeTO – Planejamento e Execução orçamentária
1. Introdução Teórica
1.1 Apresentação
1.2 Teoria do Sistema
2. Acesso ao SiafeTo
3. Planejamento
4. Execução
4.1 Execução Orçamentária
4.1.1 Detalhamento da Dotação
4.1.2 Formalização de crédito Adicional
4.1.3 Importação de Projeção de Receita
4.1.4 Liberação de Cotas
4.1.5 Nota de Descentralização de Crédito
4.1.6 Nota de Crédito
4.1.7 Nota de Dotação
4.1.8 Nota de Empenho
4.1.9 Nota de Liquidação
4.1.10 Nota de Reserva
4.1.11 Receita Prevista
4.1.12 Rolagem de Cotas
4.1.13 Solicitação de Crédito
Módulo II
SiafeTO – Execução Financeira
1. Introdução Teórica
1.1 Apresentação
1.2 Teoria do Sistema
2. Acesso ao SiafeTo
3 Execução Financeira
3.1 Acompanhamento de Execução de Pd
3.2 Bloqueio Judicial
3.3 Código de Barras
3.4 Fechamento do Dia
3.5 Guia de Devolução
3.6 Guia de Recolhimento
3.7 Importação da Receita
3.8 Nota de Aplicação e Resgate
3.9 Ordens Bancárias
3.10 OB Orçamentária
3.11 OB de Dedução
3.12 OB de Retenção
3.13 OB de Transferência
3.14 OB Extra Orçamentária
3.15 Programação de Desembolso
3.16 PD Orçamentária
3.17 PD de Retenção
3.18 PD de Transferência
3.19 PD Extra Orçamentária
3.20 Tipo de Conciliação Bancária
Módulo III
SiafeTO – Contabilidade, Contratos, Convênios, Folha de Pagamento e Projetos
1. Introdução Teórica
1.1 Apresentação
1.2 Teoria do Sistema
2. Acesso ao SiafeTo
3. Contabilidade
3.1 Anular Documentos em Lote
3.2 Conformidade Diária
3.3 Conformidade Contábil
3.4 Despesa de Exercício Anterior
3.5 Lista Saldo da Conta por UG
3.6 Detalhamento da Conta Contábil
3.7 Emitir Balancete
3.8 Emitir Balanços
3.9 Emitir Diário
3.10 Emitir Razão
3.11 Emitir Livro Razão
3.12 Encerrar Mês
3.13 Evento
3.14 Item Patrimonial
3.15 Nota de Evento
3.16 Nota de Sistema
3.17 Nota Patrimonial
3.18 Operações e Eventos por Conta
3.19 Plano de Contas
3.20 Relatórios da LRF
4. Contratos e Convênios
5. Folha de pagamento
6. Projetos
Módulo IV
SiafeTO – Apoio, Administração e Relatórios
1. Introdução Teórica
1.1 Apresentação
1.2 Teoria do Sistema
2. Acesso ao SiafeTo
3. Apoio
3.1 Comunica
3.2 Geral
3.2.1 Categoria de Despesa
3.2.2 Detalhamento de Fonte
3.2.3 Elemento de Despesa
3.2.4 Esfera Orçamentária
3.2.5 Feriados
3.2.6 Fonte de Recursos
3.2.7 Função de Governo
3.2.8 Grupo de Fontes de Recursos
3.2.9 Identificador de Uso
3.2.10 Modalidade de Aplicação
3.2.11 Município
3.2.12 Natureza de Despesa
3.2.13 Natureza de Receita
3.2.14 Órgão
3.2.15 Regra de Destinação
3.2.16 Sub função de Governo
3.2.17 Tipo de Administração
3.3 Execução
3.3.1 Agencia
3.3.2 Banco
3.3.3 CNAE
3.3.4 Código de GRU
3.3.5 Código de Pagamento
3.3.6 Código de Receita
3.3.7 Concessionaria
3.3.8 Contas Parametrizadas
3.3.9 Credor Genérico
3.3.10 Domicilio Bancário por UG
3.3.11 Gestão
3.3.12 Inscrição Genérica
3.3.13 Matriz de Saldos Contábeis
3.3.14 Modalidade de Licitação
3.3.15 Origens de créditos
3.3.16 Pessoa Física
3.3.17 Pessoa Jurídica
3.3.18 Retorno de Ordem Bancária
3.3.19 Tipo de Crédito
3.3.20 Tipo de Credor Genérico
3.3.21 Tipo de Documento Fiscal
3.3.22 Tipo de Domicilio Bancário
3.3.23 Tipo de Inscrição genérica
3.3.24 Tipo de Reserva
3.4 Projetos
3.5 Base de Conhecimento
4. Administração
4.1 Segurança
4.1.1 Acesso Rápido
4.1.2 Alteração de Senha
4.1.3 Relatório de Usuários por UG
4.2 Configuração
4.2.1 Configuração de Envio/Retorno de Arquivo
4.2.2 Mensagens de Alerta
4.2.3 Módulo Extração de Arquivo
4.3 Estrutura Classificatória
4.4 Migração de Dados
Portaria do TCE prorroga prazo para envio do “Nada Consta” do Sicap/LCO
Escrito por Ronei Mota dos ReisGestores terão até dia 31 de janeiro para enviar a declaração
Foi publicado nesta terça-feira, 11, na edição suplementar do Boletim Oficial nº2928 do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), a Portaria nº 21/2022 que prorroga o prazo de lançamento do “NADA CONSTA”, referente ao mês de dezembro de 2021, para o Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública – Licitações, Contratos e Obras (SICAP/LCO), de todas as unidades jurisdicionadas.
O TCE determina que os jurisdicionados que não efetuarem procedimento licitatório, dispensa/inexigibilidade ou adesão a ata de registro de preços, dentro do mês, terão até o quinto dia do mês seguinte para o registro da informação conhecida como “NADA CONSTA”, que corresponderá a uma declaração de ausência de publicação de procedimento licitatório no período em questão.
Com a prorrogação, os gestores têm até o último dia de janeiro para enviar as informações.
Abaixo, confira a portaria na íntegra.
PORTARIA Nº 21/2022
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso da atribuição que lhe confere o art. 131, I da Lei nº 1.284, de 17 de dezembro de 2001, e art. 349, I do Regimento Interno desta Corte, e
Considerando a Instrução Normativa nº 03, de 20 de setembro de 2017, que dispõe sobre o Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública – Licitações, Contratos e Obras – SICAP-LCO, no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins;
Considerando que o art. 5º da IN-TCE/TO nº 03/2017, determina que os Jurisdicionados que não efetuarem procedimento licitatório, dispensa/inexigibilidade ou adesão a ata de registro de preços, dentro do mês, terá até o 5º (quinto) dia do mês subsequente para o registro desta informação na aba específica do sistema, denominada “NADA CONSTA”, que corresponderá a uma declaração de ausência de publicação de procedimento licitatório no período;
Considerando a necessidade de se aguardar o término do prazo para a atualização do Cadastro Único (CADUN), fixado no art. 11 da
Instrução Normativa TCE/TO nº 02/2020,
RESOLVE:
Art. 1º Prorrogar, de forma excepcional, até o dia 31 de janeiro de 2022, o prazo de lançamento do “NADA CONSTA”, do mês de dezembro/2021, para o Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública – Licitações, Contratos e Obras – SICAP-LCO, de todas as unidades jurisdicionadas.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor nesta data.
Publique-se.
Confira as demais publicações no Boletim Oficial do TCE/TO nº2928.
TCE disponibiliza documento de Perguntas e Respostas sobre o envio de dados do Sicap/AP
Escrito por Ronei Mota dos ReisGestores devem ficar atentos também com os prazos para não sofrem sanções
O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) por meio da Comissão de Integração dos Sicaps elaborou um documento rico em informações para auxiliar os responsáveis pelos setores de Atos de Pessoal nas unidades gestoras estaduais e municipais. Intitulado de “As Principais Perguntas e Respostas sobre o Sistema Integrado de Auditoria Pública – SICAP Atos de Pessoal (envio eletrônico de remessas), ele pode ser encontrado de forma fácil e rápida no site da Corte de Contas. (clique aqui).
Ao todo, a equipe técnica do Tribunal reuniu no documento 21 perguntas que frequentemente os jurisdicionados fazem com relação ao sistema de envio do SICAP/AP. Em todas, foram elaboradas respostas para que as dúvidas sejam sanadas e o processo de envio das remessas aconteçam dentro da normalidade.
O coordenador da Comissão de Integração dos Sicaps, Tiago Rodrigues, explicou que atualmente existem 322 Unidades Gestoras Estaduais e Municipais que encaminham informações de Atos de Pessoal ao Tribunal. Com a implementação do novo SICAP/AP, são inúmeras as dúvidas que surgem por contato telefônico ou e-mail. “Nesse sentido, a equipe de desenvolvimento e apoio ao SICAP/AP elaborou o documento com o objetivo de auxiliar no encaminhamento desses dados”, destacou. E complementou: “Reforço que a equipe está trabalhando diuturnamente, visando dar total apoio aos nossos jurisdicionados”.
Fique ligado!
O TCE prorrogou no último dia 11 de novembro, por meio da Portaria Nº 502/2021, publicada no Boletim Oficial Nº 2889, o prazo estabelecido para o encaminhamento dos dados, via internet, do SICAP- Atos de Pessoal, exigido pelo Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública – SICAP/AP, relativos às remessas de janeiro a outubro de 2021. Então, os gestores têm até dia 3 de dezembro para enviar os dados.
Vale ressaltar que a alteração do prazo não afetará as remessas seguintes (novembro e dezembro/2021), anteriormente definidas para o encerramento do corrente exercício. Os responsáveis também precisam ficar atentos quanto aos prazos para evitarem sanções com o descumprimento do envio dos dados ou no atraso da entrega dos mesmos.
Caso tenham alguma dúvida, mesmo com o auxílio do documento de Pergunta e Respostas, entre em contato com o suporte por meio do número (63) 3232-5881/ 5927 ou envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Confira aqui o documento de Perguntas e Respostas. O link pode ser encontrado também na página do SICAP/AP, no ícone “Manuais”.
Sistema e-Contas do Tribunal tocantinense garante acesso à informação
Escrito por Ronei Mota dos ReisDesde a promulgação da lei de acesso à informação, em 2012, a Corte disponibiliza o serviço ao cidadão
Para quem quiser acompanhar o andamento de processos, ou até mesmo acessar os processos já finalizados, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) oferta o sistema e-Contas, que é um conjunto de ferramentas eletrônicas disponibilizado ao cidadão. É importante saber que todos os processos protocolizados no TCE/TO são eletrônicos, ou seja, não é mais utilizado papel, o que além de proporcionar economia para os cofres públicos, também promove agilidade às ações e colabora com o meio ambiente. O e-Contas garante também total transparência ao Controle Externo exercido na instituição.
O e-Contas foi criado pela equipe de Tecnologia de Informática do Tribunal e implementado em 2013, está disponível no site do TCE/TO e o acesso é público. Dentre as facilidades no sistema, constam a ampla consulta aos processos o que inclui tramitação, peças processuais, cópias dos processos decididos para download, consulta às decisões publicadas, etc. Disponibilizar uma ferramenta como o e-Contas também evita que sejam necessárias as idas ao TCE/TO.
Contas públicas
Vale ressaltar que o e-Contas permite ao cidadão o acompanhamento das contas públicas, municipais e estaduais. Ao acessar o serviço, basta escolher a opção no menu visível do lado esquerdo da tela, onde conta Consulta de Processos, Contas Anuais, Consulta de Decisões e Atos Normativos.
Download de processos
A partir das telas de pesquisa, localize o processo desejado e faça a busca para acessar o documento em formato PDF. Quando o processo for aberto, aparecerão mais detalhes e suas peças/documentos. Caso o processo esteja digitalizado aparecerá um link ao lado do seu número, possibilitando o download. No caso dos processos físicos, existentes antes de 2013, somente as decisões finais estão digitalizadas.
Ao acessar o e-Contas, o internauta terá uma apresentação autoexplicativa com perguntas e respostas, por exemplo, Como consultar os processos de prestação de contas? Sobre os processos que tramitam em sigilo, de acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 – TCE-TO, de 07 de março de 2012, é livre a consulta, no sítio do Tribunal, aos registros de tramitação e aos atos decisórios proferidos pelo TCE/TO em processos eletrônicos, exceto os casos em que a lei impõe sigilo. Assim, os processos que tramitam em sigilo só podem ser consultados pelas partes e procuradores habilitados no e-Contas.
Tribunal de Contas retoma atividades normais nesta sexta-feira, 7 de janeiro
Escrito por Ronei Mota dos ReisPrazos processuais continuam suspensos na Corte até o dia 20 desse mês
O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) retoma as atividades normais nesta sexta-feira, 7, após o recesso regimental, iniciado em 20 de dezembro, durante o qual a Corte funcionou em regime de plantão. O horário de trabalho será das 9h às 18h.
Os prazos processuais na Corte de Contas continuam suspensos até 20 de janeiro, conforme o disposto no artigo 220 do Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015), de aplicação subsidiária ao Tribunal de Contas, na conformidade do inciso IV, artigo 401, do Regimento Interno do TCE/TO.
Sessões
As sessões ordinárias do Pleno, Primeira e Segunda Câmaras, além das sessões Virtuais, devem ser retomadas na primeira semana útil de fevereiro 2022.
Nota de Pesar pela morte da mãe da servidora Deusa Angélica Gomes Rodrigues
Escrito por Ronei Mota dos ReisMaria José Gomes da Silva, 88 anos, faleceu nesta quarta-feira, 05, em Palmas
O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), por meio do conselheiro presidente, Napoleão de Souza Luz Sobrinho, membros e servidores, lamenta profundamente o falecimento de Maria José Gomes da Silva, 88 anos, mãe da servidora Deusa Angélica Gomes Rodrigues, técnico de Controle Externo, lotada na Divisão de Correspondências e Serviços Postais.
Dona Maria José faleceu no final da manhã desta quarta-feira, 05 de janeiro, em um hospital particular em Palmas. O velório será no município de Nova Rosalândia e o sepultamento em Cristalândia. Os horários ainda não foram confirmados pelos familiares.
À família e amigos, por essa inestimável perda, as sinceras condolências desta Corte.
Nota de pesar pela morte do irmão do servidor Davilson Pacheco
Escrito por Ronei Mota dos ReisNelson Vieira Pacheco, 46 anos, vítima de infarto, faleceu em Pindorama (TO)
O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), por meio do conselheiro presidente, Napoleão de Souza Luz Sobrinho, membros e servidores, lamenta profundamente o falecimento de Nelson Vieira Pacheco, 46 anos, irmão do servidor Davilson Vieira Pacheco, lotado na Coordenadoria de Manutenção e Transporte.
Nelson faleceu na última sexta-feira, 31 de dezembro, às 8 horas da manhã, na Fazenda Belém, em Pindorama (TO). Vítima de infarto, ele foi sepultado no sábado, 1º de janeiro de 2022, no cemitério do município.
À família e amigos, por essa inestimável perda, as sinceras condolências desta Corte.
Nota de pesar pela morte do ex-secretário da Infraestrutura José Edmar Brito Miranda
Escrito por Ronei Mota dos ReisDr Brito Miranda, como era tratado, estava internado em um hospital de São Paulo e faleceu neste sábado, 25
O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), por meio do Presidente, Conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, demais membros e servidores, lamenta, profundamente, o falecimento do ex-secretário da Infraestrutura do Tocantins, José Edmar Brito Miranda, pai do ex-governador Marcelo Miranda e sogro da Deputada Federal Dulce Miranda.
Ele faleceu na tarde deste sábado, 25, em São Paulo, onde estava internado.
Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, Brito Miranda exerceu vários cargos públicos no Tocantins, alem de ter sido promotor de justiça. O início de sua carreira política foi na década de 1960, ainda em Goiás, onde foi deputado estadual por quatro mandatos.
À família e amigos, por essa inestimável perda, as sinceras condolências desta Corte.
Nota de pesar pelo falecimento da mãe do servidor Seledônio Lima Júnior
Escrito por Ronei Mota dos ReisMaria Helena da Silva Lima faleceu na noite desta quinta, 23.
O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), por meio do conselheiro presidente, Napoleão de Souza Luz Sobrinho, membros e servidores, lamenta profundamente o falecimento da senhora Maria Helena da Silva Lima, mãe do presidente do Sindicato dos Servidores do TCE/TO e técnico de Controle Externo da Corte, Seledônio Lima Júnior.
Maria Helena da Silva Lima tinha 64 anos e faleceu na noite desta quinta-feira, 23, no hospital de Augustinópolis, em decorrência de complicações da Covid-19.
O sepultamento estava marcado para às 11h, desta sexta, 24, no cemitério de Araguatins. À família e amigos, por essa inestimável perda, as sinceras condolências desta Corte.
Gestores têm até o dia 10 de janeiro para enviar a 12ª remessa do Sicap/Contábil Estadual
Escrito por Ronei Mota dos ReisDados são encaminhados eletronicamente pelo sistema do Tribunal de Contas do Tocantins
O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) prorrogou, para o dia 10 de janeiro de 2022, o prazo de encerramento da 12ª Remessa referente ao ano de 2021 do Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, Módulo Contábil – Estadual (Sicap/Contábil Estado).
A portaria de prorrogação foi publicada no Boletim Oficial número 2918, desta quinta-feira, 23. O prazo foi estendido por conta de inconsistências no processamento das informações.
A ferramenta eletrônica de envio de dados, desenvolvida pelo Tribunal, garante agilidade, transparência e eficiência. O não cumprimento dos períodos estabelecidos pela Corte pode gerar penalidades aos gestores públicos.
Confira abaixo a portaria:
PORTARIA Nº 545/2021
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso das atribuições que lhe conferem os artigos 3º e 131, I da Lei Estadual nº 1.284/2001 de 17 de dezembro de 2001, o art. 349, I do Regimento Interno desta Corte de Contas, e
Considerando a Instrução Normativa nº 04, de 01 de novembro de 2017, que institui o Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, Módulo Contábil – Estadual e dispõe sobre a remessa de dados contábeis por meio eletrônico e assinatura digital dos Titulares dos Órgãos e Entidades da Administração Direta e Indireta, bem como das Fundações Instituídas e mantidas pelo Poder Executivo do Estado e os Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público do Estado do Tocantins;
Considerando inconsistências no processamento das informações da 11ª Remessa do SICAP/Contábil-Estadual das Unidades Gestoras Estaduais.
RESOLVE:
Art. 1º Prorrogar, excepcionalmente, o prazo de encerramento da 12ª Remessa de 2021, para o dia 10/01/2022.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Publique-se.
Redes Sociais