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Comissão está ligada ao Instituto Rui Barbosa (IRB)

 

Os membros do Comitê de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação, vinculado ao Instituto Rui Barbosa (IRB), se reuniram nesta segunda-feira, 27, por meio de teleconferência, para discutir ações que visam integrar e fortalecer os setores de TI dos Tribunais de Contas do país e ampliar a parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). 

 

A reunião, que foi aberta pelo presidente do Comitê de TI, conselheiro José Alfredo Rocha (TCM/BA), tratou sobre propostas do Grupo de Trabalho de Negócios, no qual ele destacou o ganho de qualidade dos tribunais com essa aproximação. “Não atuamos como concorrentes. Hoje vivemos em uma realidade de escassez de recursos, temos que aproveitar esse grupo de inteligência para dividir e compartilhar nossas experiências para gastar menos, mas melhorar o trabalho de todos com essa parceria. Estou muito empolgado com esse comitê, com todo gás para ajudar no que for preciso no crescimento dos TCs”, enfatizou o conselheiro. 

 

O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) e coordenador do grupo de estudos do IRB sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conselheiro Severiano Costandrade, participou da reunião a convite de José Alfredo, já que o trabalho de tecnologia está ligado à proteção de dados. 

 

Severiano destacou a importância da criação do Comitê de TI para que se tenha um ambiente propício para discussões e afirmou que o TCE/TO está integrado com o grupo para que tenha um fortalecimento das ações conjuntas dos TCs e também para auxiliar no que for preciso. “Nós já avançamos muito neste quesito, mas é preciso mais e com a parceria do TCU é melhor ainda, para que possamos crescer e evoluir no acompanhamento das despesas públicas”, enfatizou Severiano. 

 

Propostas 

 

Fabio Xavier (TCE/SP), iniciou a pauta da reunião e, em seguida, o assessor da presidência, Pedro Vieira (TCM/BA), apresentou de forma resumida e objetiva o que foi tratado e demandado na primeira reunião do Comitê, compartilhando a leitura da Ata da reunião do dia 10 de julho com os demais membros participantes. 

 

Fábio informou que o motivo de escolha para apresentação do Grupo de Trabalho de Negócios se deu em função da interface que essa Comissão fará com área de negócios, demandas e outros órgãos, como por exemplo a Receita Federal – acesso a base de CPFs e CNPJs. 

 

Os membros integrantes do Grupo de Trabalho de Negócios apresentaram algumas propostas ao Comitê: Wallace da Silva Pereira (TCE/SC) sugere que as atividades de interfaceamento, gestão por processos, mapeamento de operações dentro das instituições e fluxo informacional fiquem a cargo do GT de Negócios. Já Rodolfo Luis dos Santos (TCM/RJ) reforçou a importância de envolvimento com o Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), visando conhecimento dos parâmetros de avaliação. 

 

Integrante do GT de Negócios, Alexsandre Silva (TCE/CE), reforçou a importância de haver uma rede no âmbito da área de negócios para intercambiar e identificar as necessidades de informação gerencial entre os TCs. Allan Bezerra (TCE-AM), ressaltou o papel fundamental do GT de Negócios, sendo um fator de integração para que haja um compartilhamento de soluções, trazendo a ideia da existência de um catálogo institucionalizado de serviços e soluções para integração de projetos comuns. Por fim, dentro das propostas expostas pelo Grupo de Trabalho de Negócios está a criação de uma grande rede de compartilhamento de tecnologia entre os TCs, de forma a ajudar uns aos outros, com cada um mostrando os sistemas que trabalham e que de alguma forma possam colaborar com os demais. 

 

Conecta TCU 

 

O secretário de Soluções de TI do Tribunal de Contas da União, Rodrigo Felisdório, apresentou na reunião a plataforma Conecta TCU, que tem como objetivo uma interação mais ágil e prática com a administração pública e sociedade. 

 

Segundo Rodrigo, entre as funcionalidades do sistema que já foi implantado em mais de 200 órgãos públicos, estão os canais de contatos com o TCU voltados para serviços; informações processuais; determinações e recomendações; protocolo digital; serviço voltado ao público jurídico, entre outros. 

 

“Nosso próximo passo é criar mecanismos para se ter acesso a peças sigilosas; integração com o PEN/SEI; alertas para Gestor; cobrança executiva; integração entre TCs e TCMs; e Serviços voltados à sociedade. Estamos na busca de desburocratizar processos para torná-los mais ágeis e com fácil acesso de todos”, ressaltou Rodrigo. 

 

Como encaminhamento e encerramento, foi proposto que a próxima reunião seja sobre o Grupo de Trabalho de Governança, além de um enfoque na busca de solução de interação com o TCU, através do TCU Conecta. 

 

Grupos de Trabalho 

 

Os membros do Comitê de TI foram divididos em Grupos de Trabalho, confira abaixo: 

 

Análise de Dados - Licardino Siqueira Pires (TCE-GO), Alexsandre Silva (TCE-CE) e Marcelo de Oliveira (TCM-GO); 

 

Negócios - Alexsandre Silva (TCE-CE), Allan Bezerra (TCE-AM) e Wallace da Silva Pereira (TCE-SC); 

 

Governança - Douglas Avedikian (TCE-MS) e Ana Carolina Chaves Machado de Morais (TCE-PE), Fabio Correa Xavier (TCE-SP) e Cristiana Siqueira (TCE-MG); 

 

Segurança da Informação - Francisco de Assis dos Santos Júnior (TCE-TO), Allan Bezerra (TCE-AM) e Wallace da Silva Pereira (TCE-SC).

Ação tem como objetivo evitar a propagação do novo Coronavírus

 

Diante do aumento significativo do número de casos de Covid-19 no Estado, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) resolve manter o regime de teletrabalho para os servidores, como forma de prevenção à propagação do novo Coronavírus. 

 

O teletrabalho se mostrou altamente eficaz no TCE/TO, que registra um ritmo intenso e resultados satisfatórios no desenvolvimento das atividades. 

 

Havendo previsão do retorno gradual ao trabalho presencial, todos serão informados com antecedência.

Segunda, 27 Julho 2020 00:00

Nota de Pesar

Escrito por

Pelo falecimento da servidora Zelita Soares de Oliveira

 

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), por meio de seu presidente, conselheiro Severiano Costandrade, e demais membros, lamenta, profundamente, o falecimento da servidora aposentada, Zelita Soares de Oliveira, ocorrido neste domingo, 26.

 

Servidora de carreira desta Corte de Contas por quase 30 anos, Dona Zelita, como era carinhosamente conhecida, tinha 68 anos e atuou em diversos setores do TCE/TO, dentre eles, o de Recursos Humanos.

 

O sepultamento está marcado para às 10h no cemitério Jardim da Paz.

 

Que Deus conforte os familiares e amigos.

Tribunal de Contas alterou as datas para o Sicap AP, Contábil e ACCI

 

Por meio da Portaria Nº 370, publicada nesta sexta-feira, 24, no Boletim Oficial Nº 2589, do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), foi prorrogado até o dia 31 de julho, o prazo para o encaminhamento, via internet, dos dados de Atos de Pessoal, exigido pelo Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública - Sicap/AP, relativos à 6ª remessa de 2020. 

 

Na mesma publicação, foi prorrogado até o dia 7 de agosto, o prazo para envio dos dados contábeis, Sicap/Contábil Municipal, relativos à 3ª remessa de 2020 e, para mesma data, o envio da 1ª remessa, via internet, da Análise Conclusiva do Controle Interno - ACCI, relativa ao Sicap/ACCI. 

 

A alteração dos prazos aconteceu por conta que as ferramentas do Sicap (AP, Contábil, ACCI e LCO) passaram por atualizações e a rede de infraestrutura de Tecnologia de Informática da Corte de Contas, por manutenção. 

 

Confira aqui a íntegra da Portaria Nº 370.

Com a temporada afetada pela pandemia, intenção é que distanciamento social seja respeitado

 

Julho, tradicionalmente, é conhecido como o mês da temporada de praias nos rios que cortam o Tocantins. Mas com o avanço do novo Coronavírus no Estado e mais de 300 mortes registradas desde março, os eventos que arrastam multidões foram cancelados, mesmo assim, muitas pessoas passeiam pelos rios. 

 

Diante disso, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) lançou a campanha: “Correr risco na pandemia não é a minha praia”, com a intenção de alertar e orientar sobre os perigos das aglomerações neste período tão delicado para todos. 

 

A ideia é que as famílias curtam de maneira consciente, mas de preferência em casa, seguindo as orientações das autoridades em Saúde para manter o distanciamento social, dificultando a propagação do vírus da Covid-19 sem deixar de se divertir. 

 

Clique aqui e acompanhe a campanha nas redes sociais do TCE/TO.

Evento de lançamento acontece hoje, 24, às 15 horas, por videoconferência ao vivo

 

Com o objetivo de apoiar governos estaduais e municipais na garantia do direito à educação de crianças e adolescentes em situações de calamidade pública e emergências, como ocorre no enfrentamento à COVID-19, a Busca Ativa Escolar desenvolveu o guia Busca Ativa Escolar em crises e emergências. 

 

A Busca Ativa também é objeto de um acordo de cooperação entre o próprio Unicef, Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Atricon e IRB. As entidades são representadas nas discussões e decisões relacionadas à educação pelo conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), Vice-Presidente de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon e presidente do Comitê Técnico de Educação – CTE-IRB. 

 

Por intermédio do guia, a rede de proteção quer contribuir com a gestão pública para que o direito à educação seja integralmente assegurado, apesar das dificuldades impostas pela pandemia. 

 

O Guia de Busca Ativa Escolar em crises e emergências será lançado nesta sexta-feira, 24, às 15 horas, em uma videoconferência, que poderá ser acompanhada ao vivo:  

 

Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. Foi desenvolvida pelo UNICEF em parceria com Undime, Congemas e Conasems. 

 

Durante esse período de isolamento social, ocasionado pela pandemia do novo Coronavírus, estão sendo ofertados recursos, informações e orientações para que as secretarias de educação possam se organizar, sem prejuízo à qualidade do ensino. 

Confira aqui:

 

Ascom Atricon, com informações de Busca Ativa

Representantes de TCs participam de videoconferência realizada por secretaria da Presidência da República

 

O esclarecimento de conceitos e procedimentos para prestação de contas mais efetiva por parte dos estados e municípios que receberam recursos descritos na Lei Complementar 173/2020 motivou reunião realizada pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República (SEAF/SEGOV/PR) na manhã desta quinta-feira, 23. Representantes dos 33 Tribunais de Contas do país estavam presentes na sala virtual. 

 

A reunião foi iniciada pela secretária especial de Assuntos Federativos, Déborah Arôxa, que destacou a preocupação das associações de municípios e representantes de comitês de crise com a prestação de contas dos recursos recebidos pelos entes, principalmente frente ao prazo de encerramento do mandato. 

 

Primeiro a se pronunciar na reunião, o presidente da Corte de Contas do Tocantins e vice-presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Severiano Costandrade, destacou as ações realizadas em nível nacional e as atinentes ao estado do Tocantins. “Esse recurso precisa ser aplicado no que realmente interessa. É necessário utilizar o mínimo de burocracia e o máximo de organização para fiscalizar a aplicação desses valores e evitar que sejam desviados”, pontuou o conselheiro. 

 

Ele acrescentou ainda a importância da união e cooperação: “A preocupação é que haja uma harmonização da maneira de agir, apesar das peculiaridades de cada região e da autonomia dos Tribunais de Contas. Já verificamos uma semelhança na atuação, como a orientação de criar aba específica para gastos diante da pandemia em portais de transparência, o estímulo à fiscalização em tempo real e a criação de hotsites com informações e diretrizes para aplicação correta das verbas públicas”. 

 

Orientação

 

O presidente também adiantou que a Corte tocantinense está organizando, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE/TO), um evento on-line para orientar agentes públicos sobre a Lei 173 e a respectiva prestação de contas. A previsão é que o curso seja realizado no mês de agosto.

 

Sobre a Lei Complementar

 

A Lei Complementar 173 de 27 de maio de 2020 detalha o procedimento do repasse dos recursos de auxílio financeiro a Estados e Municípios em razão da situação de emergência provocada pela crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. 

 

Por meio do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARSCoV-2 foi acordado o repasse aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios de R$ 60 bilhões para aplicação em ações de enfrentamento à Covid-19 e para redução dos impactos financeiros.

 

Próximos passos

 

Ainda durante a reunião, o representante do Tribunal de Contas da União informou que a questão da competência para apreciar a aplicação dos recursos repassados está sendo discutida no âmbito do TCU. A temática voltará a ser tratada entre os TCs e a Presidência da República, inclusive com a possibilidade de contato direto com cada instituição.

Texto fala sobre os processos de ensino e discussões para melhorar nossas escolas

 

O artigo com o título “Por que a educação nos preocupa tanto?”, escrito pelo presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), conselheiro Severiano Costandrade, foi publicado no portal de notícias T1, nesta quarta-feira, 22 de julho.

 

O artigo faz uma reflexão que, enquanto sociedade, não podemos aceitar que os processos de ensino e aprendizagem sejam negligenciados. É um dever cidadão participar das discussões sobre como melhorar nossas escolas.

 

Confira a íntegra do artigo.

Atualização fala sobre o uso do suprimento de fundos durante a pandemia

 

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) segue trabalhando com as fiscalizações e orientações neste momento delicado da Administração Pública tocantinense (Estado e municípios) no enfrentamento a pandemia causada pela Covid-19. Dentro dessas ações, a equipe de Controle Externo da Corte promoveu uma atualização do hotsite Combate Coronavírus com novas Perguntas e Repostas que tiram dúvidas sobre o uso do Suprimento de Fundos pelos gestores. 

 

O hotsite traz além de orientações, informações dos 139 municípios para que a população tocantinense possa acompanhar a atuação da Administração Pública durante a pandemia. Com essa atualização do campo “Perguntas e Respostas”, os gestores poderão ter acesso ao seguinte conteúdo: 

 

É possível usar o suprimento de fundos para pagar despesas referentes ao combate do coronavírus? A despesa a ser efetuada por meio do suprimento de fundos dispensa qualquer tipo de formalidade? É preciso que o agente público faça uma pesquisa de preços para justificar o preço? O que deve ser verificado pelo agente (suprido) que recebeu o suprimento/adiantamento ao receber o objeto e as respectivas notas fiscais/faturas/recibos/cupons fiscais? Como deve ser realizada a liquidação da despesa nos casos de suprimento/adiantamento? 

 

Saiba mais

 

O hotsite tem ambientes com muitas informações, interação por meio do campo de perguntas e respostas e do ‘fale conosco’, além de normas e orientações sobre gestão pública em tempos de pandemia. 

 

Tem também indicadores no formato do mapa do Tocantins onde é possível conferir o total de licitações e contratações diretas publicadas no Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública – Licitações, Contratos e Obras (Sicap/LCO) de cada município, a partir da data do decreto de calamidade pública federal (quantidade de contratações e o valor de cada uma delas); leitos de UTI (público e privado); número de casos de infecção por município; e valor do recurso repassado pelo governo federal por município.

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