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Reuniões são realizadas com gerentes de projetos por videoconferência

 

A pandemia mudou muitas realidades, inclusive a dos membros e servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), que adotaram o teletrabalho como forma de prevenção e combate a propagação do novo Coronavírus. 

 

Mas, mesmo diante das dificuldades, os compromissos seguem a todo vapor, como por exemplo, as reuniões para análise dos projetos do Planejamento Estratégico da Corte, onde, por meio de videoconferências, no período de 19 a 27 de maio, os gerentes de projetos se reuniram e analisaram as metas e os indicadores até o momento. 

 

Segundo a assessora especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional do TCE/TO, Márcia Cristina Gonçalves, considerando o momento delicado o qual estamos vivendo por causa da pandemia e a realização das atividades por teletrabalho, “os resultados alcançados demonstram que todos vêm cumprindo ativamente suas metas”, pontuou.

 

Transmissão será ao vivo a partir das 9h30 no canal do TCE/TO no Youtube

 

Nas sessões ordinárias desta terça-feira, 2, da Primeira e Segunda Câmaras do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) serão analisados processos de prestação de contas consolidadas, contas de ordenadores de despesas, análise de tomada de contas especial, aposentadorias, pensões e pedidos de reserva remunerada. As sessões têm início às 9h30 e 11h, respectivamente, e serão transmitidas pelo canal do TCE/TO no Youtube.

 

 

Dentre os processos em pauta na Primeira Câmara constam o de prestação de contas consolidadas da prefeitura de Araguacema, referente a 2017, gestão de Isabella Alves Simas Pereira. De ordenadores de despesas das Câmaras Municipais de Chapada de Natividade de 2018, gestão de Vandeir Barros Nogueira e de Colinas do Tocantins, referente a 2017, gestão de Washington Luis Campos Ayres. As contas de ordenador de despesas dos Fundos Municipais de Saúde de Abreulândia, gestão de Zulmirane Soares Lima, referente a 2017, e do município de Dois Irmãos, sob a responsabilidade de Lorena Lopes da Luz, gestora no mês de janeiro de 2017 e de Kairo Neres Ribeiro, gestor no período de 1 de setembro de 2017 a 05 de fevereiro de 2018.

 

 

Na sessão da Segunda Câmara serão analisados os processos de prestação de contas de ordenador de despesas da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, exercício de 2012, gestão de Danilo Melo Souza e da Fundação de Radiodifusão Educativa do Estado do Tocantins, vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, sobre o exercício financeiro de 2016, na gestão de Benedito Ferreira Chaves, Maria Valéria Miranda Kurovski, Monica Gonçalves da Silva Carneiro e Schislene de Souza Barreto.

 

 

Também estão na pauta da Segunda Câmara, a prestação de contas de ordenador dos Fundos Municipais de Saúde de Palmeiras do Tocantins, de 2017, sob a gestão de Maria Sonia Oliveira da Silva e do município de Carrasco Bonito, gestão de Nubia Barbosa Sousa no período de 04 de janeiro de 2016 a 31 de outubro de 2017 e de Inácio Alves da Conceição, que assumiu a gestão no dia 01 de novembro de 2017.

 

 

A Segunda Câmara do TCE/TO também irá analisar a legalidade do Edital nº 01/2020, referente ao Concurso Público da Câmara Municipal de Ananás para o provimento de cargos públicos efetivos de níveis fundamental e superior, da Câmara Municipal de Ananás, a ser realizado pelo Instituto de Capacitação, Assessoria e Pesquisa (ICAP).

Evento terá início às 9h por meio do canal do YouTube do TCE/TO

 

Na próxima quinta-feira, 4, o Tribunal de Contas do Tocantins fará a aula inaugural do projeto “Controle Interno como Instrumento de Governança”, transmitindo pelo canal do Youtube, às 9h. Esse evento marcará o início do curso que será ministrado na modalidade telepresencial (EaD) no período de 5 de junho a 5 de julho. As aulas ficarão disponíveis por 30 dias no AVA – Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem do TCE/TO, por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro. 

 

O primeiro módulo vai abordar “O Papel do Controle Interno nas Ações da COVID-19”, tendo como disciplinas “Controle Interno e aspectos relevantes da Lei nº 13.979/2020” e “Sistema SICAP-LCO e a importância da atuação do Controle Interno”. 

 

O objetivo do projeto é orientar os agentes públicos, gestores e responsáveis pelo Controle Interno dos municípios e do Estado. 

 

Ambiente Virtual 

 

Além do lançamento com a aula inaugural, o projeto terá também um ambiente virtual de aprendizagem (EaD), disponibilizado pelo Instituto de Contas 5 de Outubro. O público-alvo do primeiro módulo é composto por servidores públicos responsáveis pelo setor, tanto nas prefeituras, quanto nas câmaras municipais de todas as cidades tocantinenses. 

 

Inscrições 

 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de junho acessando esse link no site do TCE/TO. Como as vagas são limitadas. A capacitação é totalmente gratuita aos participantes com material pedagógico anexado às aulas. 

 

Em caso de dúvidas no momento da inscrição, os interessados podem ligar para o número (63) 9 9973-3014.

Segunda reunião geral do Instituto foi realiza nesta sexta-feira, 29

 

Os membros da diretoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), participaram nesta sexta-feira, 29, por videoconferência, da segunda reunião geral, onde debateram diversos assuntos, como a aprovação da mudança no Estatuto do IRB que permite a participação de membros inativos na diretoria em qualquer cargo, exceto presidência, e a realização de Assembleias online. A atual situação da pandemia pelo novo Coronavírus no Brasil e o trabalho dos Tribunais de Contas diante desse cenário preocupante, mas que exige atenção e fiscalização na aplicação dos recursos públicos também fez parte da pauta. O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) e Primeiro Secretário do IRB, conselheiro Severiano Costandrade, e o conselheiro do TCE/TO e coordenador do Comitê Técnico de Jurisprudência, Súmula e Processo do IRB, Manoel Pires do Santos, participaram deste encontro virtual. 

 

O conselheiro do TCEPR e presidente do IRB, Ivan Lelis Bonilha, externou sua preocupação com a pandemia que atinge o país e aproveitou a oportunidade para desejar os pêsames, em nome de todos, a conselheira Dulce Benício, do TCEAC, que perdeu o marido nesta semana. “Nosso sentimento e conforto a todos os familiares. Estamos vivendo momentos difíceis”, ponderou. 

 

Responsável pelo Comitê Técnico de Educação do IRB e conselheiro do TCERS, César Miola destacou que tem sido procurado por jurisdicionados e Conselhos de Educação dos Estados e Municípios para encontrar soluções em conjunto. “Emitimos uma nota técnica com sugestões de fiscalização no período de pandemia. Há muitas preocupações do ponto de vista sanitário e pedagógico. Estamos aproveitando as participações nas lives e divulgando nossos trabalhos. Vamos ainda complementar a Nota Técnica, pois verificamos que sobre educação os portais estão disponibilizando poucas informações”, ressaltou Miola. 

 

Outro assunto abordado na reunião foi manter ou não ativo o domínio do site controlepublico.org.br, diante de novas ações integradas que serão realizadas entre os TCs e a Atricon. O conselheiro Severiano Costandrade defendeu que, “o domínio é um patrimônio que temos (o IRB) e que não podemos perder. É de suma importância. Tudo bem fortalecermos o esforço de comunicação da Atricon e do CNPTC. É uma ação conjunta e estamos buscando o fortalecimento. Mas o objetivo é que o domínio permaneça com o IRB e não podemos descartar”, afirmou o presidente da Corte tocantinense. 

 

O vice-presidente de Relações Institucionais do IRB e conselheiro de TCEMG, Sebastião Helvecio, também acredita que o domínio do site é um dos maiores patrimônios que o IRB tem. “Que continue no Instituto e que possamos utilizar na ideia dentro da integração dos TCs para divulgar as ações”, sugeriu. O conselheiro Ivan Bonilha destacou que todos os presentes na reunião foram ouvidos e a maioria optou pela manutenção do domínio do site e que num próximo encontro será aprofundado os métodos que serão aplicados para as publicações e compartilhamento do conteúdo técnico e também para o controle social. 

 

Sobre o Comitê Técnico de Jurisprudência, Súmula e Processo, o conselheiro Manoel Pires fez um pedido, em especial aos TCs, em relação ao webservice para que possa viabilizar o JurisTCs. “A programação deste ano para o evento foi adiada para 2021. Vamos formatar uma reunião virtual do Comitê para readequar as ações”, destacou o conselheiro. 

 

Os conselheiros discutiram ainda sobre a doação de aparelhos eletrônicos, um novo formato para a realização de fóruns e cursos.

Resultado positivo de modalidade adotada em razão da Covid-19 é mais uma vez registrado na Corte de Contas

 

O último dia útil do mês chega com mais contabilidade positiva no fluxo do trabalho remoto adotado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO). O gabinete da Procuradoria-Geral de Contas informou que fechou o mês de maio com zero processos para analisar. Todos os despachos ocorreram na modalidade de teletrabalho, desde que passou a vigorar a Portaria 256/2020 em que a Corte de Contas institui o trabalho remoto para membros e servidores, na qual atende à recomendações do Ministério da Saúde de manter distanciamento social como meio de evitar a contaminação pelo novo coronavírus, transmissor da Covid-19, declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

A Portaria destaca que a execução do teletrabalho consistirá no desenvolvimento das tarefas habituais e rotineiras passíveis de serem realizadas de forma não presencial ou mediante o cumprimento de plano de trabalho ou tarefas específicas. O Ministério Público de Contas adotou imediatamente o modelo e elaborou uma estratégia para seguir a rotina habitual sem prejuízo às suas funções.

 

Diariamente o Procurador-geral, José Roberto Torres Gomes, apresenta à sua equipe as necessidades, tanto quanto ao fluxo de processos, como também nas fiscalizações dos gastos públicos e a apuração das que chegam diretamente no seu gabinete.

 

Além de utilizar as ferramentas eletrônicas disponibilizadas pelo sistema do TCE/TO, o MPC determinou que um servidor, previamente designado em escala, cumpre horário no gabinete para verificar se há alguma demanda que exija atendimento presencial. O Procurador-geral, mantém reuniões telepresenciais rotineiras para garantir o fluxo dos processos e o atendimento necessário aos jurisdicionados através da sua equipe.

Decisões foram proferidas pela Segunda Câmara

 

O descumprimento dos prazos estabelecidos pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) para o envio das remessas de informações ao Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, módulos Atos de Pessoal (SICAP/AP) e Contábil (SICAP/Contábil), foi motivo de notificação e multa a gestores públicos, como decidido em processos instaurados e analisados pela Segunda Câmara da Corte de Contas. 

 

Por Instrução Normativa (IN) do TCE/TO, é obrigatório que as administrações públicas informem, por meio do Sicap, uma ferramenta totalmente informatizada, sobre a qual os jurisdicionados têm amplo acesso e conhecimento, para o envio das informações documentadas sobre as movimentações financeiras e administrativas das suas unidades. O TCE/TO realiza periodicamente cursos de capacitação para a utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis ao jurisdicionados com o objetivo de agilizar o trâmite dos processos e desburocratizar o trabalho de análise de contas e atos. 

 

Nesta semana, a Segunda Câmara do TCE/TO julgou os processos referentes ao envio das informações da prefeitura e da Câmara Municipal de Lajeado, por descumprimento do prazo legal para o envio de documentação ao Sicap/AP, da 10ª e 11ª remessa de 2019, abrangendo o 3º Quadrimestre de 2019 e referente a 12ª Remessa de 2019, abrangendo o 3º Quadrimestre de 2019, respectivamente, aplicando sanção e multa. 

 

A prefeitura de Monte Santo também descumpriu prazo para o envio das informações ao Sicap/AP referente a 10ª e 11ª Remessa de 2019, abrangendo o 3º Quadrimestre de 2019 e a prefeitura de Santa Tereza do Tocantins, referente à 9ª, 10ª, 11ª e 12ª remessas de 2019, abrangendo o 3º Quadrimestre de 2019. 

 

Foram julgados também os processos por não cumprimento de prazo legal do Sicap/Contábil, referentes ao exercício de 2019, do Fundo Municipal de Assistência Social de Lajeado e do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Monte Santo do Tocantins, pelo descumprimento do prazo do Sicap/AP, referente a 9ª, 10ª, 11ª e 12ª remessa de 2019, abrangendo o 3º Quadrimestre de 2019. 

 

Por descumprimento do prazo para apresentação das informações pertinentes ao Sistema de Cadastro Único (Cadun) referente à remessa 0/2020, a Corte de Contas decidiu pela sanção prevista em lei aos responsáveis pela gestão do Fundo Municipal de Assistência Social e Fundo Municipal de Saúde, ambos do município de Monte Santo do Tocantins. 

 

Ao observar o descumprimento dos prazos legais, o processo administrativo é instaurado automaticamente pela Corte de Contas, objetivando a responsabilização de quem deu causa ao descumprimento do prazo fixado no art. 6º da IN/TCE-TO nº 09, de 07 de novembro de 2012, art. 165 do Regimento Interno deste TCE-TO e art. 2º, da Lei Estadual nº 1.284/2001, para encaminhamento das informações. 

 

Aos responsáveis foram imputadas multas individuais no valor de R$ 339,63, correspondente a 1% do valor fixado no caput do art. 159, do Regimento Interno do Tribunal de Contas, para cada responsável e por cada remessa omissa ou intempestiva. As decisões podem ser conferidas no Boletim Oficial 2550.

Atividades desenvolvidas pelas assessorias foi um dos assuntos debatidos

 

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) participou, por videoconferência, na tarde desta quinta-feira,28, da reunião da Rede de Comunicação dos TCs. O evento foi coordenado pelo presidente da Atricon, Fábio Nogueira, em parceria com Ivan Bonilha (IRB), Thiers Montebello (Abracom), Joaquim de Castro (CNPTC) e o presidente do TCE/TO e vice do CNPTC, Severiano Costandrade, que acompanhou os trabalhos de perto e contribuiu com ideias. A assessora de comunicação da Corte tocantinense, Dhenia Gerhardt, também participou da reunião. 

 

O novo plano de comunicação nacional tem como principal objetivo reforçar as atividades já desenvolvidas pelas assessorias de comunicação de cada tribunal. O evento teve a participação do jornalista Marco Sabino, ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo. Sabino foi repórter e âncora da TV Globo e agora é diretor de uma agência de comunicação.

Medida de prevenção tem como objetivo reduzir a propagação da doença no Tocantins

 

Diante do cenário preocupante vivido no Brasil, incluindo o Tocantins, com o avanço da transmissão do novo Coronavírus nos últimos dias, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) manterá o teletrabalho como forma de enfrentamento e prevenção a propagação da doença, que já atingiu mais de 411 mil brasileiros e tirou a vida de mais de 25 mil pessoas, sendo mais de 60 tocantinenses. 

 

Mediante a verificação de todos os cenários possíveis por parte da presidência, concluiu-se pela impossibilidade de retorno ao trabalho presencial. As atividades seguem como já estabelecidas na Portaria nº 256/2020 e Portaria nº 253/2020, modelo de teletrabalho adotado pela Corte e que apresentou ótimos resultados em todos os setores do Tribunal. 

 

As sessões do Pleno e da Primeira e Segunda Câmaras continuarão ocorrendo normalmente no formato de videoconferência e transmitidas ao vivo pelos canais de comunicação do TCE/TO. Além disso, a Sessão Virtual também segue sua programação normal.

 

A presidência informa, ainda, que seguirá com o monitoramento regular frente a esta pandemia e, assim que enxergar um cenário apropriado, prontamente reavaliará a questão quanto ao possível retorno ao trabalho presencial.

Decisões são da Primeira e Segunda Câmaras do TCE/TO

 

A Primeira e Segunda Câmaras do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) publicaram as decisões das sessões ordinárias desta semana. Dentre as contas analisadas, de ordenador de despesas, duas foram consideradas regulares, seis regulares com ressalvas e três julgadas irregulares.

 

Dentre as contas julgadas irregulares, está a prestação de contas da Secretaria de Estado da Comunicação Social, referente a 2018, sob a gestão de João Francisco de Aguiar, nos períodos de 19/04 a 17/05/2018 e 08/10 a 31/12/2018. Os motivos relatados, dentre outros, são a apuração de déficit financeiro, no balanço patrimonial no valor de R$ 4.163.157,31. No período de 01/01 a 26/03/2018 e 08/04 a 18/04/2018, sob a gestão de Kênia de Moura Borges, as contas foram julgadas regulares com ressalvas dado à verificação de déficit orçamentário de órgão não arrecadador.

 

Foi considerada também irregular, a prestação de contas de ordenador de despesas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, referente a 2017 e que teve como gestor, Alexandro de Castro e Silva. Houve a observação de déficit financeiro e inexistência de justificativas ou documentos que pudessem afastar a impropriedade.

 

Também julgada irregular, a prestação de contas do ordenador de despesas da Câmara Municipal de Ipueiras, referente a 2017, sob a gestão de Raimundo Gomes Santos. A auditoria realizada destacou que houve divergência entre o valor total das receitas do Balanço Financeiro com o total das despesas no valor de R$ 27.724,84. Além disso, ao confrontar o valor declarado de receita recebida pela Câmara Municipal no Balanço Orçamentário de R$ 528.209,04, com o valor repassado, que foi informado pelo Poder Executivo, no Demonstrativo do Repasse ao Legislativo, de R$ 0,00, verificou-se que houve divergência no total de R$ 528.209,04.

 

Regulares com ressalvas

Outros processos de prestação de contas, referentes ao ano de 2017, foram consideradas regulares com ressalvas, dentre elas a do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), sob a gestão de Herbert Brito Barros, devido a déficit financeiro encontrado na auditoria realizada pelo TCE/TO.

 

As contas referentes a 2017, dos ordenadores de despesas das Câmaras Municipais de Santa Terezinha do Tocantins, na gestão de João Gonçalves dos Santos e de Tocantinópolis, sob a gestão de Zullias Parente Amory, foram julgadas regulares com ressalvas. Assim como as contas dos Fundos Municipais de Assistência Social de Porto Alegre do Tocantins e de Maurilândia, referentes a 2018.

 

Regulares

Estão consideradas regulares, a prestação de contas do Fundo de Capacitação dos Servidores do Poder Executivo do Estado do Tocantins, gerido pela Secretaria da Administração, sob a gestão de Geferson Oliveira Barros Filho, referente a 2017. E a da Procuradoria-Geral de Justiça, também referente ao exercício financeiro de 2017, sob a gestão de Clenan Renaut de Melo Pereira.

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